Agricultores recebem equipamentos e terreno para construção de sede

por Renata Marinho/ Seyane Andrade Publicado em 14/06/2022 às 15:38

Na tarde desta segunda-feira (13), aconteceu a confraternização da SAFER e Cotonicultores na Secretaria Municipal de Agricultura de Ingá (SAMAPA).

Durante a festividade foi entregue a documentação da doação do terreno para a construção da Sede do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (SAFER), cedido pelo empresário e também secretário adjunto de Recursos Hídricos, André Burity. Na oportunidade o prefeito Robério Burity entregou mais equipamentos para mecanizar o plantio e colheita do Algodão orgânico no Ingá.

O deputado estadual, João Gonçalves, também esteve presente, além de outras lideranças políticas de Ingá e a empresária, Francisca Vieira. Doações como milheiros de tijolos e cimentos foram efetuadas no local.

Outra grande surpresa do dia foi a anunciação do êxito do financiamento no valor de R$ 200.000,00 para aquisição de três descaroçadeiras acopladas para os produtores pagarem em até 4 anos, que serão pagos com parte da produção do algodão. Com essas máquinas em uma sequência de produção por hora são 2300 kilos de algodão em rama, que são cerca de 18 toneladas  em 8 horas e 55 toneladas em 24 horas, o que da 22 toneladas de algodão em pluma.

Os agricultores afirmaram que pretendem quitar o financiamento com as safras dos anos 2022 e 2023. As descaroçadeiras que pertence à associação dos cotonicultores ingaenses atenderá não somente Ingá, mas todo algodão da Região, do Sertão e dos Estados vizinhos a Paraíba.

Prefeitura Municipal de Ingá