Agricultores recebem orientações sobre critérios de certificação do plantio e manejo orgânico

por Seyane Andrade Publicado em 28/04/2022 às 15:23

O grupo de cotonicultores (plantadores de algodão) receberam nesta manhã de quinta-feira (28) a visita de campo da consultora na área de certificação orgânica, Eliane Cecília, acompanhada de técnicos agrícolas da Empaer e Secretaria Municipal de Agricultura, e representante do Banco do Nordeste, Sr. Nazareno.

Reunidos no rancho preparado pelo presidente da Cooperativa dos Agricultores, Sr. Antônio Calú, receberam as orientações sobre os critérios e normas exigidos para alcançar a certificação orgânica, tais como: não utilização de coivara de fogo, não utilização de produtos químicos nem equipamentos que tenham sido usado por estes produtos químicos, recolher o resíduo sólido deixando o solo limpo e sadio, combater as pragas usando defensivo natural fornecido pela Secretaria de Municipal de Agricultura, fazer corte de terras e plantação em curvas de nível onde tiver terrenos acidentados abaixo de 45º, podendo usar esterco curtido como adubo natural, fazer as anotações dos dados referentes ao período de plantio, capinagem e colheita, janela de plantio de 15 dias para o algodão e manejo adequado para evitar a proliferação do bicudo.

Os agricultores ouviram atentamente e se conscientizaram do poder de agir em conjunto, pois a conduta errada de um poderá prejudicar os demais quando da visita do certificador.

O prefeito Robério Burity, que se encontra em Brasília, fez ligação de vídeo cumprimentando os agricultores e técnicos presentes à visita de campo e alertou para seguir as normas da certificação e distanciamento de no mínimo 4 quilômetros entre plantações de algodão branco e algodão colorido.

A secretária adjunta Geovana Rufino organizou e serviu um lanche aos presentes, que ainda cantaram os parabéns para um dos agricultores aniversariante. Destaque para a presença de agricultoras mulheres e jovens entres os agricultores experientes.

A Secretária Municipal de Agricultura segue com a distribuição das sementes selecionadas aos agricultores de diversas áreas do município: Matanego, Piabas, Humaitá, Quixaba, Quixelô, Cutias e Pedra D'água.

Para ter acesso ao exigente e promissor mercado americano e europeu o plantio, manejo e colheita precisam seguir as normas da certificação orgânica a fim de alcançar o melhor preço do mercado e consequentemente melhor lucro, e para tanto, o prefeito Robério Burity tem dado uma atenção especial através da Secretaria Municipal de Agricultura e órgãos estaduais.

A quantidade de agricultores e área plantada mais que triplicou neste ano de 2022. Deus mandando chuva a safra será recorde e histórica.