Prefeitura de Ingá adere ao protesto contra queda dos repasse do FPM pelo governo federal. Prefeito Robério decreta ponto facultativo neste dia 30

por Ascom Publicado em 29/08/2023 às 09:07

Apenas serviços essenciais funcionarão nesta quarta-feira, dia 30, em Ingá, acompanhando as demais 136 prefeituras da Paraíba que deverão fechar as portas em protesto à queda no FPM e repasse do piso da enfermagem, segundo levantamento do Click PB.

Mais da metade das prefeituras da Paraíba já confirmaram participação no protesto programado para o dia 30 de agosto e articulado pela Federação das Associações dos Municípios (Famup). Conforme apurou o ClickPB, são 136 prefeitos já prontos para fechar as portas nesta data. Os gestores devem se reunir na Praça dos Três Poderes, em João Pessoa, para fazer uma mobilização.

Em entrevista ao ClickPB, o presidente da Famup, George Coelho, informou que prefeituras de sete estados nordestinos, incluindo a Paraíba, já aderiram ao movimento. “No Piauí, 87% das prefeituras já aderiram. No Ceará, 100% já aderiram. A expectativa é que até a data do protesto mais prefeituras estejam no movimento”, falou.

Os prefeitos fecharão as portas para protestar contra três maneiras de repasses de recursos para os municípios. O primeiro é o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que vem sofrendo redução, repasse das emendas parlamentares e o piso da enfermagem.

A ideia é suspender as atividades não essenciais para conversar com a população e com os servidores sobre a situação financeira das cidades. A paralização tem o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A proposta da CNM é promover reuniões de bancadas dos gestores municipais com senadores para apresentar as premissas do movimento municipalista na Reforma Tributária e apontar as mudanças que precisam ser feitas no texto durante as discussões na Casa.