VÍDEO: O "ouro branco" de volta à Ingá. O resgate da cultura do algodão, agora orgânico e com compra da safra garantida

Do(a) Ascom por Renata Marinho / Seyane Andrade | Publicado em 23/09/2021 às 17:33

VÍDEO: O "ouro branco" de volta à Ingá. O resgate da cultura do algodão, agora orgânico e com compra da safra garantida

HOJE É DIA DE TBT!

A volta do algodão em Ingá-PB!

A confirmação do empenho de produtores, desde a plantação até o cultivo da pluma, devolvendo à cultura a importante participação que já teve na economia da cidade.

O Ingá foi o segundo maior produtor de algodão da Paraíba, em uma época em que o estado se destacava nacionalmente pela produção do algodão no início da década 1930.

O projeto da gestão conta com aproximadamente 14 hectares plantados para este ano de 2021. E com estimativa para o ano de 2022 se expandindo para 300 hectares, sendo 100 Ha na região do Mata Nego e 200 Ha na Fazenda Sagarana.

Atualmente, no Brasil, a produtividade média é de 800kg por Ha, com picos acima de mil arrobas por hectares e para surpresa de todos, a média de colheita no município ultrapassa a média brasileira, sendo de 1000 a 1,200 quilos de colheita por hectare.

O município de Ingá se destaca pelo retorno do plantio do algodão, mas o seu diferencial é que segue com uma produção orgânica, limpa e de ótima qualidade, sendo colhidos e reservados de maneira correta, segura, com todo acompanhamento dos técnicos agrícolas dos órgãos públicos do município e do estado. Toda produção já tem destino certo, tanto atual, como futuras, sendo exportada para outros países e vendidas para grandes empresas Têxteis do estado da Paraíba, São Paulo e Santa Catarina, toda parceria foi apresentada e confirmada no “Dia de Campo no Algodão de Ingá”, com presença e participações de vários representantes de empresas, agricultores, políticos e órgãos públicos, envolvendo toda região próxima ao município de Ingá.

Recentemente o campo de algodão orgânico de Ingá, serviu como cenário, para várias produções de campanhas têxteis, de diversas empresas, como a Dalila Têxtil, Tecidos Cataguases e a Renner, com ensaios e produções audiovisuais mostrando toda a riqueza e beleza do “Mar Branco”, que tem na plantação.

Prefeitura Municipal de Ingá
Avançando com você!

Vídeo
Tempo
Ingá - PB
Mín 23ºC
29º
Máx 35ºC
Predomínio de sol

Mais Lidas