Notícia

COMITIVA DO IFPB DE ITABAIANA VISITA A USINA DE BENEFICIAMENTO DO ALGODÃO NO INGÁ

por Ascom Publicado em 16/12/2023 às 16:25

Henrique Nóbrega, diretor geral do Campus do Instituto Federal da Paraíba – IFPB em Itabaiana – PB, e mais 12 professores das áreas técnicas de Engenharia, Mecânica, Eletricista, História, Geografia e Segurança do Trabalho. Estiveram na última quarta-feira (13.dez.2023), visitando a Usina de Beneficiamento do Algodão no município de Ingá – PB.

A usina pertence a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Município de Ingá e Região – ITACOOP. Com 32 toneladas e seis metros de altura, a imponente Lummus chegou em Ingá desmontada, transportada por duas carretas. Uma parte dela veio da Bahia e a outra do Espírito Santo. O equipamento ocupa 500 dos 600 metros quadrados no galpão local. A montagem mobilizou 12 pessoas, entre engenheiro e técnicos, que trabalharam durante 90 dias. “Oito pessoas já estão treinadas para a operação do equipamento, que vai transformar por hora cerca de 4.000 quilos de algodão em rama, em oito fardos de 190 kg de algodão em pluma”. Comemora Antônio Barbosa da Silva, presidente da Itacoop.

Importante destacar que a fibra é o principal produto do algodão (40%), mas seus coprodutos (caroço, óleo e torta) representam 60% e contribuem com o valor agregado da cadeia produtiva. Com a industrialização, a ideia é atender a produção da Paraíba, e expandir para o mercado do Rio Grande do Norte e do Ceará. “Nós levamos oito meses para descaroçar o algodão (em turnos diários de oito horas), hoje nós podemos fazer em 72 horas, sobrando tempo para beneficiar algodão de outros produtores”, explica o presidente da Cooperativa.

Já Henrique diretor Geral do IFPB Itabaiana, afirmou que recebeu um convite de Paulo Emílio da EMPAER (Itabaiana), para conhecer a usina. “Daí trouxemos essa comitiva de professores/técnicos, para que possamos conhecer e discutirmos como podemos quanto instituição, ajudar a essa Cooperativa”. Concluiu o diretor.

Carlão Mélo