Notícia

COVID-19: Número de casos ativos cai para 37 em Ingá. Secretaria Saúde alerta para importância do uso de máscara no dia

por Seyane Andrade Publicado em 07/06/2021 às 12:00

O número de casos ativos da Covid-19 neste início do mês de junho em Ingá tem caído para os patamares alcançado  durante o mês de março de 2021, quando girava em torno de 30 casos. Neste ano, o dia em que atingiu o menor patamar foi de 05 casos ativos no dia 22 de fevereiro.

Conforme foi registrado em todo Brasil houve um pico no mês de abril deste ano, momento em que no Ingá passou dos 100 casos ativos, como ocorreu em 26 de abril que chegou a 106 casos ativos. Os maiores números ocorreram em 2020 no auge da primeira onda da pandemia, quando ultrapassou o número de 300.

A Secretaria Municipal de Saúde tem tomado medidas preventivas, em consonância com o Ministério Público da Comarca de Ingá, no sentido de combater a proliferação do coronavírus no município, tais como o retorno do centro Covid para local próprio, separado da UPA, instalação de barreiras sanitárias nas quatro entradas do pátio da feira livre, que também recebeu uma readequação na disposição das bancas comerciais com maior distanciamento, adoção dos decretos do governo do Estado, campanha de incentivo ao uso de máscaras, realização de testagem, orientação e monitoramento dos casos positivos e suspeitos,  e foco na vacinação em todo município.

Até esta segunda-feira, 7 de junho, foram aplicadas 7.650 doses da vacina, sendo 5.096 da 1ª dose e 2.554 com a 2ª dose. Tendo a população estimada de Ingá em 18.101 habitantes (IBGE, 2018), registra-se cerca de 28% da população vacinada com a 1ª dose e 14% com a segunda dose.

Enquanto a vacina não chega para todos, é necessário continuar com os cuidados preventivos do uso de máscara, higienização das mãos e evitar aglomerações, mantendo o distanciamento social.