Domingo em Pedra D'água: comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra com atividades culturais celebrando a diversidade e igualdade racial

por AScom Publicado em 17/11/2023 às 06:54

No próximo domingo, dia 19 de novembro, a partir das 13h, a Prefeitura de Ingá convida todos os cidadãos para participarem do Dia da Consciência Negra, que será realizado na comunidade quilombola de Pedra d'água.

O Dia Nacional da Consciência Negra, oficialmente realizado em 20 de novembro, tem um significado profundo e foi incluído no calendário escolar em 2003. Estes dados, agora firmados também como o Dia Nacional de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência negra no Brasil, carrega consigo a memória de Zumbi, que faleceu em 20 de novembro de 1695.

O evento em Pedra d'água promete ser uma celebração vibrante da cultura afro-brasileira. Com atividades programadas, como capoeira, celebração religiosa, escrita, maculelê e ciranda, a comunidade se reunirá para homenagear a diversidade e destacar a importância da igualdade racial. Vale ressaltar que, apesar de não ser um feriado nacional, o Dia da Consciência Negra representa uma oportunidade para cada estado manifestar seu compromisso individual na promoção da igualdade e do respeito.

A Prefeitura de Ingá convida a todos a participarem desse momento significativo, promovendo a união, a compreensão e o reconhecimento da riqueza da herança cultural afro-brasileira. Vamos celebrar juntos a diversidade que enriquece nossa sociedade.