PREFEITURA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA VISANDO IMPLEMENTAÇÃO DA COLETA SELETIVA

por Renata Marinho / Seyane Andrade Publicado em 15/09/2022 às 20:50

Na manhã de quarta-feira (14), a Prefeitura Municipal de Ingá por meio das secretarias de Meio Ambiente, Educação e Saúde realizou uma audiência pública relacionada a separação dos resíduos sólidos.

O prefeito Robério Burity fez a abertura da solenidade, agradecendo as parcerias e entidades envolvidas no propósito, bem como o Ministério Público da Paraíba, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental, Superintendência de Administração do Meio Ambiente e a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Em sequência a dinâmica sobre a sensibilização foi por conta do Dr. Farias (MPPB), e a exposição técnica pelo Dr, Paulo Dalla (FAMUP).

O secretário de estado da SEDAM, Eduardo Dantas, fez participação representando o governo do estado da Paraíba, junto com o gerente executivo, Gilmar Battistuzzi (SEDAM), o Engenheiro Ambiental, Itaberaba Júnior (SUDEMA), e a equipe técnica da SEIRHMA, representada por Eudécio Neco.

O objetivo do encontro foi discutir sobre a reeducação necessária para a população, com intuito de efetivar a separação dos resíduos já nas residências para não comprometer os materiais que podem ser reciclados e apoiar o trabalho dos recicladores.

Cerca de 200 pessoas estiveram presentes, entre elas, alunos, educadores, gestores, supervisores, monitores, agentes de saúde e endemias e equipe da cooperativa de catadores do município, Nova Estação.

O presidente da Nova Estação, João Batista, explanou o seu agradecimento à gestão em nome de todos os cooperados e explicou sobre a importância do comprometimento da população, que só é possível um meio ambiente melhor, com todos os cidadãos engajados na causa. “Antes até nós mesmos éramos desacreditados, mas o prefeito acreditou e nos deu todo apoio e agora nosso galpão está sendo construído e as pessoas já nos ajudam, é isso que faz dar certo”, disse o presidente da cooperativa.

Todos os segmentos e coordenadas foram instruídos por intermédio dos convidados e práticas exercidas por grupos formados entre os participantes, por fim, as autoridades se reuniram em um outro espaço para apresentação de um desígnio que o município de Ingá possa seguir.

PREFEITURA MUNICIPAL DE INGÁ